quarta-feira, 3 de junho de 2015

Melão - Cucumis melo - TODAS AS VARIEDADES

Melão

Desenvolve-se bem em lugares de clima quente e seco, com alta luminosidade



SOLO: areno-argilosos, soltos, profundos e bem drenados
CLIMA: temperatura de 25 a 35 graus e baixa umidade relativa
ÁREA MÍNIMA: em média, 0,8 metro quadrado para cada melão
COLHEITA: de 55 a 100 dias após o plantio, dependendo da região
 
Germinação e Plantio

Para facilitar a germinação, se recomenda hidratar as sementes de melão deixando-as imersas em água por um dia.


As sementes podem ser semeadas em bandejas ou no local definitivo. Abra covas de 30 cm x 30 cm x 30 cm, adubando a terra retirada conforme a necessidade e fechando novamente. No local de cada cova podem ser semeadas várias sementes, deixando posteriormente apenas de 1 a 3 plantas por cova. Semeie a até 5 cm de profundidade, dependendo do tipo de solo (em solos mais pesados, semeie a uma menor profundidade).

A germinação normalmente ocorre em 3 a 10 dias.

O espaçamento recomendado varia com a cultivar e as condições de cultivo. Para cultivo rasteiro, o espaçamento pode variar de 1,2 m x 1,2 m a 1,5 m x 2 m, dependendo do tamanho médio da cultivar. Para cultivo tutorado, o espaçamento pode ser menor.

 Época e Lugar de Plantio. Comece a plantar melão em períodos de pouca chuva, por isso descarte a estação das águas. Também escolha um local de cultivo onde há bastante incidência de sol, predomine o clima quente e não haja muitas correntes de vento. Em regiões com temperaturas amenas, recomenda-se o plantio entre outubro e fevereiro.

Solor - além de local com clima quente, o melão apresenta bom desenvolvimento se plantado em solos profundos e bem drenados, com textura areno-argilosa e soltos. O pH deve estar entre 6,4 e 7,2, caso contrário, faça correção dois meses antes do plantio.


Cuidados - evite prejuízos que podem ocorrer na plantação de melão com o uso de cobertura morta na área de cultivo. Os frutos não devem ficar em contato com o solo, meio que facilita o ataque de pragas e doenças, como lagartas, fungos e bactérias, além de manchas brancas, que também podem surgir na casca do melão. Por isso gire-os regularmente. Desbaste as plantas quando aparecerem de quatro a cinco folhas. As mais fracas devem ser retiradas.

Irrigação - o cultivo de melão necessita ser irrigado com frequência, mas deve ser feito até três dias antes da colheita para aumentar os açúcares nos frutos. O uso de sistemas de gotejamento com fertirrigação oferece bons resultados. Em cada fileira de cultivo, instale mangueiras com gotejadores espaçados a 50 centímetros de distância. DE SER POSSÍVEL NÃO MOLHE AS FOLHAS PARA EVITAR E PROLIFERAÇÃO DE FUNGOS


PRODUÇÃO - os frutos estão prontos de 55 a 75 dias após o plantio, dependendo da variedade. Em regiões de temperaturas amenas, o ponto de colheita ocorre, aproximadamente, 100 dias após o semeio. Escolha as horas mais frescas para a colheita, o que pode ser realizada a cada três ou cinco dias. Ao retirar a fruta, deixe um pequeno ramo de 1 a 3 centímetros de comprimento.

Fonte Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário