quinta-feira, 4 de junho de 2015

Quaresmeira – Tibouchina sp.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Tibouchina_Granulosa_Kathleen.jpg

DICA:  Para aumentar o indice de germinação das sementes, e quebrar a dormência, recomenda-se deixa-las mergulhadas em agua quente despejada dentro de um recipiente e deixar repousar por 2 dias.
Colocar as sementes para germinação em canteiros sombreados contendo substrato orgânico; preparar um leito de semeadura bem fino e uniforme com o substrato peneirado. Não cobrir as sementes, apenas apertar contra o substrato, ou jogar apenas um pouco acima para manter as sementes no lugar.
Para evitar o arranquio das sementes durante a irrigação, cobrir o canteiro com saco de estopa, removendo-o logo que iniciar a emergência.

Cobrir a sementera com um plástico transparente para manter  a umidade.

Leva algumas semanas para a emergência e a taxa de germinação é naturalmente  baixa. Após a emergência, retirar o plástico e o tecido, mas manter a umidade do substrato.
Quando as plantinhas apresentarem 4 cm ou 6 folhinhas, poderá ser feito o transplante para sacos ou vasos para cultivo, mantendo-se à sombra em cultivo protegido com pelo menos 50% de sombra, até atingirem 0,50 cm, quando coloca-se um tutor de bambu para conduzir a muda.

COMPRE SEMENTES DE TIBUCHINA NA PLANTAMUNDO, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário